terça-feira, 27 de novembro de 2012

SAÚDE DO HOMEM








Evento debateu ações de
prevenção a doenças masculinas

Vencer o preconceito é o maior desafio
no combate ao câncer de próstata

As ações envolvendo a prevenção de doenças masculinas foram tema de debate na última segunda-feira (26), no 1º Encontro Municipal em Defesa da Saúde do Homem, que reuniu 120 participantes em São Leopoldo. Promovido pela Câmara de Vereadores, o evento foi proposto pelo vereador Armando Motta (PRB), autor do projeto que institui a Semana Municipal de Ações Integrativas do Homem de São Leopoldo, a ser celebrada sempre no mês de novembro, período de atividades do movimento internacional denominado Novembro Azul.

Na primeira edição do encontro, o principal objetivo foi esclarecer sobre a importância da realização dos exames preventivos, especialmente o de toque prostático, que detecta o câncer de próstata.”Temos uma alta incidência de câncer de próstata no Estado, mas o que me motivou a propor o evento é a relação que as pessoas têm com a doença. Nosso desafio é levar o combate a essa enfermidade para os lares de São Leopoldo, nas relações sociais e familiares”, explicou Motta. Para o vereador, o maior inimigo não é o câncer de próstata, mas a falta de diálogo aberto sobre o tema. “Enquanto isso, o câncer vai matando de maneira silenciosa”, alertou. O vereador apontou dados divulgados pelo Censo do IBGE de 2010, que revelam a existência de uma população de meninos de 0 a 4 anos superior à população de meninas da mesma faixa etária em São Leopoldo. Porém, com 70 anos ou mais, a diferença do número de homens é 65% inferior ao das mulheres no município, o que denota alto índice de mortalidade masculina.

Ao reiterar a avaliação do vereador Armando Motta sobre a predominância de mulheres em grupos de terceira idade, a presidente do Instituto Nacional da Próstata (Inprós), Enilda Ferreira, destacou a necessidade do envolvimento das mulheres na divulgação das ações preventivas. “As mulheres vivem bastante, mas elas querem seu companheiro perto, não querem viver sozinhas. Nós precisamos da companhia masculina e para isso é necessário que nos aliemos à luta contra o câncer de próstata”, alertou.

Acostumado a falar sobre câncer de próstata para plateias femininas, o urologista Marcos Dias Ferreira foi surpreendido pela expressiva presença de homens no plenário da Câmara. O especialista em cirurgia urológica proferiu palestra informativa sobre doenças associadas ao homem e lamentou a falta de investimentos do poder público para a saúde do homem, além de chamar a atenção para os preconceitos embutidos na sociedade. “A expectativa de vida das gaúchas é de 79 anos, enquanto a dos gaúchos é de 69. Os pais, quando têm um casal de filhos, não se conscientizam de que o menino provavelmente viverá 10 anos menos, e seguem direcionando os cuidados médicos apenas para as meninas, que vão desde cedo ao ginecologista. Por que não ensinar também os meninos desde criança que é preciso ir ao médico?, questionou Ferreira, que respondeu a dezenas de perguntas do público.

Autor da Lei 14.044 de 2012, que institui a Semana Estadual da Saúde do Homem, o deputado Carlos Gomes (PRB) falou sobre a necessidade de esforço coletivo para a promoção da Saúde e também sobre a publicação de cartilha informativa sobre prevenção de câncer de próstata, elaborada pelo seu gabinete. O material é distribuído gratuitamente pela Assembleia Legislativa desde 2010 e já está em sua quarta edição.
No encerramento do evento, o cantor e compositor Carlos Brito recitou um poema de sua autoria. A letra defende a necessidade de acabar com o preconceito com os exames preventivos. Também participaram do encontro o vice-presidente da Câmara, Henrique Prieto (PP), a diretora da Saúde do Idoso do Inprós, Beatriz Piccolli; o médico urologista do Inprós, Paulo Turki de Lima, além de representantes de entidades e comunidade.


 
Contato gabinete vereador Armando Motta - (51) 3579 9200



Jornalista: Karine Bertani MTB 9427
Fotos: Jorge Fuentes


Saiba onde podem ser feitos os exames preventivos em São Leopoldo:


 
Centro de Saúde Fião
Endereço: Rua Jacob Will, 200
Fone: 3588.0568
Dia de marcação: segunda-feira a sexta-feira
Horário de marcação: das 7h s às 11h
Médica Urologista: Drª Priscila
Centro de Saúde Campina
Endereço: Av. Henrique Bier, 822
Fone: 3588.8587
Dia de marcação: segunda-feira a sexta-feira
Horário de marcação: das 7h s às 11h
Nome do Médico Urologista: Dr. Paulo Bira

Centro de Saúde Feitoria
Endereço: Rua João Algayer, 71
Fone: 3566.1974
Dia de marcação: segunda-feira a sexta-feira
Horário de marcação: das 7h30min s 11h
Nome do Médico Urologista: Dr. André

Centro de Saúde Vicentina
Endereço: Rua Frederico Schmitt, 104
Telefone: 3590.1903
Dia de marcação: Segunda-feira, terça-feira e quarta-feira.
Horário de marcação: das 7h s às 11h
Nome do Médico Urologista: Dr. Martine

Centro de Saúde Scharlau
Endereço: Rua Pinto Bandeira, 68
Fone: 3568.2828
Dia de marcação: segunda-feira a sexta-feira
Horário de marcação: das 7h30min às 11h
Nome da Médica Urologista: Drª Cristiane