sexta-feira, 30 de novembro de 2012

AGORA É LEI!!!


AGORA É LEI!!! 

A Semana Municipal de Ações Integrativas do Homem agora é lei!

Na tarde de sexta-feira (30), o projeto de lei do vereador Armando Motta (PRB) foi sancionado pelo atual prefeito Ary Vanazzi (PT), em seu gabinete e agora é lei!

O projeto que vem sendo discutido durante todo o mês de novembro teve sua primeira votação no dia 8, sendo uma surpresa para os colegas o tratamento do assunto, e devido a sua importância, foi aprovado por unanimidade. Na segunda votação, no dia 22 de novembro, não foi diferente. O projeto foi aprovado por unanimidade de votos, dos senhores vereadores.

Sendo proposto em seguir um encontro para discutir um dos problemas mais importantes dos homens, no dia 26 de novembro, o Novembro Azul começa a ser realizado em São Leopoldo. Superando as expectativas, o I Encontro Municipal em Defesa da Saúde do Homem, realizado no legislativo leopoldense, atraiu um público 80% masculino e foi um sucesso.
Na ocasião, o urologista Marcos Dias Ferreira tirou todas as dúvidas do público sobre a doença e explicou em detalhes como funciona a prevenção, os exames e o tratamento.

O câncer de próstata constitui hoje um problema de saúde em nível mundial, tendo aumentado sua incidência desde a década de 60. Atualmente, responde por cerca de 12% das causas de mortalidade em todo o mundo. O número de casos novos de câncer de próstata estimado para o Brasil, no ano de 2010, é de 52.350, segundo dados do IBGE. Estes valores correspondem a um risco estimado de 54 casos novos a cada 100 mil homens. É o tipo de câncer mais comum entre a população masculina brasileira.
Apesar de ser o tipo mais comum de câncer entre os homens, é também o mais difícil de ser discutido, limitando suas possibilidades de cuidado. Fatores socioculturais, crenças e valores que definem o que é ser masculino, têm sido apontados como obstáculos na implementação de práticas de cuidado em saúde; um grande preconceito se formou a cerca do exame prostático.
O vereador Armando Motta, foca na batalha contra o preconceito para salvar vidas e afirma que uma das suas novas bandeiras como legislador é a luta contra o câncer de próstata.

“Temos que acabar com esse preconceito, não descansarei até que todos os leopoldenses estejam por dentro do assunto, conheçam e se informem que o exame é rápido, é eficaz e não dói. Ninguém é mais ou menos homem por isso. Precisamos mudar essa mentalidade”, exclama Motta.