sexta-feira, 17 de abril de 2015

Vigilância Ambiental divulga dados de casos e focos da dengue em São Leopoldo

A Vigilância Ambiental de São Leopoldo divulgou, nesta quinta-feira (16), dados sobre os casos de dengue e os focos localizados em 2015 até o momento. Segundo a bióloga Cíntia Hartmann, responsável pela Vigilância Ambiental do Centro de Vigilância em Saúde, foram verificados 100 focos de dengue no município, em 71 localidades diferentes. Durante todo o ano de 2014 foram identificados 123 focos, em 69 localidades.

O município tem dois casos suspeitos notificados e dois casos confirmados importados. Os casos confirmados são de moradores com histórico de viagens para locais onde está ocorrendo a contração do vírus.

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Lira) de 23 de março a 1 de abril, realizou 2.822 visitas em 580 quarteirões, onde coletaram 179 amostras de água parada, sendo que 7  delas apresentaram resultado positivo para foco do mosquito. Os locais que apresentaram um foco foram os bairros Jardim América, Rio do Sinos e Campina, e dois focos foram encontrados no bairro Scharlau e na Vila Brás.

O último caso suspeito da doença no município foi no bairro Feitoria. A Vigilância Ambiental visitou residências em um raio de 150m da casa do morador com suspeita de dengue, para vistoria e orientações aos moradores, além da aplicação de inseticida nos imóveis.

Também está sendo realizada atividades educativas nas escolas do bairro Campina, local com o maior número de focos segundo os dados da Vigilância Ambiental. Ainda hoje, durante a tarde, será realizada uma verificação no bairro Jardim América.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Leopoldo.
https://www.saoleopoldo.rs.gov.br/home/show_page.asp?id_SHOW_noticia=14733&user=&id_CONTEUDO=&codID_CAT=2&imgCAT=tema_prefeitura.jpg&categoria=Not%EDcias