quarta-feira, 8 de abril de 2015

Aparelho identifica carros roubados


A partir de hoje (8), a Guarda Civil Municipal (GCM) vai operar com um equipamento que faz leitura de placas de veículos. Em no máximo seis segundos, é feito o reconhecimento automático e a consulta à base de dados, verificando irregularidades ou até mesmo registro de roubo ou furto. Diante da infração, a guarda efetua a abordagem. As operações serão realizadas diariamente em pontos estratégicos, sem divulgação prévia.

O aparelho integra o Sistema Eletrônico de Fiscalização e não possui caráter arrecadatório. A prefeitura aguarda que o Estado se ajuste à nova tecnologia para aumentar o banco de informações. "O Detran é detentor de uma completa base de dados, por isso gostaríamos de ter acesso a esses registros para tornar a fiscalização mais eficiente. Por isso queremos que eles se adaptem ao nosso sistema, que é mais avançado", explicou o comandante da GCM, Renato Wendorff Júnior.

O titular da Secretaria de Segurança e Defesa Comunitária (Sesdec), Jefferson Oliveira Soares, lembrou que está em andamento a implantação do Talonário Eletrônico de Multa (TEM), desenvolvido pela PROCERGS, que permitirá aos agentes de trânsito aplicar Autos de Infração em dispositivos móveis. "Fazendo o registro das infrações em tempo real, o TEM vai facilitar o trabalho da guarda municipal evitando o retrabalho na emissão das multas ou anulação de autos de infração por letra ilegível, além de proporcionar economia de recursos por ser tudo processado eletronicamente", disse o secretário.