terça-feira, 29 de agosto de 2017

São Leopoldo busca ajuda para o Hospital Centenário

Vereadores de São Leopoldo em audiência na Assembleia
Em mais uma tentativa de buscar recursos financeiros para manter o Hospital Centenário, a prefeitura de São Leopoldo, os vereadores e entidades civis participaram de audiência pública realizada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa na tarde de ontem (28). 

Proposta pelo deputado Tarcísio Zimmermann (PT), a audiência tratou sobre os valores repassados pelo governo do estado e pela união para o hospital, apresentados pelo presidente da Fundação Hospital Centenário, Nelson Piovesan.


"Situação dramática"
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT) fez um apelo para o encaminhamento de uma solução que crie alternativas de curto, médio e longo prazo para o hospital, para que ele consiga se manter. Atualmente, o Centenário é referência para 30 municípios da região em diversas especialidades.

Dívida consolidada
Segundo Piovesan, o Hospital Centenário possui hoje uma dívida de R$ 29 milhões, e a prefeitura desembolsa cerca de R$ 7 milhões de reais por mês para manter o funcionamento dos serviços. O secretário adjunto da Saúde do Rio Grande do Sul, Francisco Paz, informou que não há recursos em caixa para o hospital e propôs que a prefeitura busque auxílio junto aos municípios que recebem valores maiores.

Como encaminhamento da audiência, os deputados criaram uma comissão para acompanhar as negociações com o governo do estado e com a união.