quarta-feira, 12 de julho de 2017

Vereadores reúnem-se com clínica de hemodiálise e pacientes renais no Hospital Centenário


O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Armando Motta (PRB), participou na manhã de hoje de uma reunião no Hospital Centenário cujo objetivo foi esclarecer dúvidas trazidas na tribuna do legislativo sobre a manutenção do serviço de hemodiálise- realizado por clínica terceirizada. No encontro, os responsáveis pela Clínica de Hemodiálise São Leopoldo relataram que o Hospital Centenário pretende aumentar o repasse que recebe da empresa, mas que esta irá passar por dificuldades financeiras caso esse percentual seja aumentado. Hoje, a clínica -que atua dentro do HC há 21 anos- repassa 5% do faturamento para a prefeitura e atende 120, chegando a 130 pacientes. Um grupo de pacientes que realizam hemodiálise no hospital acompanharam o encontro e relataram grande preocupação com a continuidade e qualidade dos serviços. 

Em seguida, o presidente da Fundação Hospital Centenário, Nelson Piovesan, recebeu os vereadores e apresentou a situação financeira do hospital, que possui déficit mensal de R$ 1,5 milhão de reais. Segundo Piovesan, a meta é aumentar as receitas- incluindo aí o aumento do repasse pelas empresas que atuam dentro do hospital- e buscar ampliar os repasses estaduais e federais. Tanto os responsáveis pela empresa terceirizada quanto o presidente do Hospital Centenário garantiram a continuidade do serviço de hemodiálise.

Um novo encontro entre a Clínica de Hemodiálise, o Hospital Centenário e os vereadores será marcado para buscar solucionar o impasse sobre os valores a ser repassados.