quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Profissionais da saúde debatem sobre o Câncer de Próstata

Na quarta-feira (19), Dia Internacional do Homem, uma Sessão Especial proposta pelo vereador Armando Motta-PRB debateu sobre o câncer de próstata no plenário da Câmara Municipal, durante a Semana Municipal de Ações Integrativas do Homem. Em sua terceira edição, a campanha trouxe palestrantes da área da urologia com o objetivo de informar a população sobre as doenças que atingem os homens, especialmente o câncer de próstata.

Ao fazer uso da palavra o vereador Armando Motta lembrou a importância da participação das mães, esposas e filhas no processo de prevenção e no apoio na busca dos cuidados com a saúde masculina- público que, historicamente, não tem o mesmo zelo com a saúde, como as mulheres. “Queremos acabar com o machismo, com o preconceito e quebrar o tabu que há em torno dos cuidados com a saúde da próstata”, ressaltou o vereador.

A enfermeira Malta da Silva, do Instituto Nacional da Próstata- Inprós falou sobre a importância do setor junto à saúde da família nos casos em que há diagnósticos de câncer. A presidente do Inprós, Enilda Ferreira, falou sobre a criação da entidade e da sua luta particular para que as pessoas vivam de forma saudável. “Cuidar da própria saúde é uma atitude”, destacou.

Representando o secretário municipal de saúde, Cláudia Welter, apresentou dados sobre a saúde em São Leopoldo.

Por fim, o conselheiro e membro do Inprós, Dr. Paulo de Lima explicou aos presentes as manifestações, formas de tratamento e de prevenção do câncer de próstata. O urologista respondeu ainda aos questionamentos da plateia.

Ao final da Sessão, o vereador Motta presenteou as mulheres com flores e o Inprós sorteou uma camiseta entre os presentes.


Sobre o Novembro Azul:


A campanha, que usa a informação como principal meio de prevenção de doenças como o câncer de próstata, está em sua terceira edição e trabalha intensamente ações de divulgação e de incentivo aos cuidados da saúde do homem. O Novembro Azul de 2014 tem a parceria do Instituto Nacional da Próstata, da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres.