segunda-feira, 30 de julho de 2012

Projeto que beneficia crianças deficientes é aprovado



Na última quinta-feira (26), o projeto de lei do vereador Armando Motta, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedos adaptados para portadores de necessidades especiais em praças, creches, escolas e parques do município, foi aprovado com unanimidade de votos.

- Resolvemos fazer esse projeto pensando no deficiente, essas pessoas tão especiais que as vezes são esquecidas e possuem direitos importantes como o de brincar - enfatiza Motta.
Os brinquedos são considerados importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças, em especial as que apresentam certa deficiência.
Através do brincar, a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, visto que aprende, experimenta situações, organiza suas emoções, processa informações, constrói autonomia de ação, entre outros.
 A questão do brincar é tão séria, que um dos princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança diz que: “Toda criança têm direito à alimentação, habitação, recreação e assistência médica! Sugere-se que toda pessoa em especial, pais e profissionais que fazem parte da formação de uma criança, tenham em mente o quanto é importante repensar na forma de apresentar, oferecer, ou proporcionar certo brinquedo ou uma brincadeira à criança, avaliando o que poderá lhe proporcionar.

Foto ilustrativa